Em tempo de
mudança, e olhando para a palavra e para as palavras e respectivos significados
que ‘Mudança’ suscita (ver o post anterior), o impulso é ir a um compartimento
especial onde guardamos e podemos ir buscar os nossos valores sólidos e
seguros. As raízes. A tentação é agarrarmo-nos ainda mais a algo sólido.
Assim
depois de alguns policiais lidos com avidez (um bom policial é um valor sólido
certamente), o Rapaz quis mais e enveredou por outro caminho dando um passo
mais além.
A matéria
de que é feito o Cristianismo é uma componente essencial. Mas o que é isso,
para que serve isso, para quê ser cristão num tempo quem que as religiões se
fazem à medida de cada um, em que se igualam a – não falo de religiões – mas
práticas espirituais inventadas na Califórnia, ou num outro local iluminado e
aprazível, com práticas religiosas com milénios ou séculos de história e
tradição.
Abriu um livro de Timothy Radcliff op, What
is the Point of Being a Cristian?, (aqui). A linguagem
simples não esconde a complexidade das questões e a forma nem sempre espectável
com que são abordadas. Logo no primeiro capítulo sobre Esperança (Hope)
deparou-se com algumas perplexidades:
Christianity does not offer a
road map, but it does have a story. The core of our story is those three days
that take us from the Last Supper to the empty tomb. But the Last Supper was
also the moment when the disciples lost any story to tell of the future. On the
road to Jerusalem they had been sustained by some story of what was going to
happen (...) Whatever story they told collapsed that evening. Judas had sold
Jesus, Peter was about to betray him. The other disciples would flee in fear.
(...) At the moment that this fragile community was disintegrating, Jesus took
bread, blessed it and gave it to them saying ‘This is my body, given for you’.
This is the paradox of
Christianity. As Christians, we gather to remember the story of the Last
Supper. It is the foundational story, the one in which we find the meaning of
our lives. And yet it is a story which tells the moment when there was no story
to tell, when the future disappeared. We gather as a community around the altar
and remember the night that the community disintegrated: our founding story is
of the collapse of any story at all (…).
(...) But the paradox is even
deeper than that (...) Jesus did not come in glory, but the Word became flesh
in new gospel words.
(...) So we should know by now
that hoping in the kingdom does not give us a road map. Rather takes it away…
(...) Intimacy with the Lord grew as those early Christians lost their
certainty as to what lay ahead. (...) So, we should not be fearful of crises.
The Church was born in a crisis of hope. Crises are our ‘specialité de maison’. They
rejuvenate us.
São estes os
valores sólidos. Aqueles que não se agarram, não são físicos, são metafísicos
ou, como se diz agora nas cidades, porque eu sou dos montes, ‘para lá’ de
sólidos; não nos podemos encostar e apoiar a eles como um coxo a uma bengala.
Fica uma
nota: há que acrescentar a palavra ‘crise’ e a palavra ‘paradoxo’ à lista de
palavras que Mudança despoletou. E a palavra ‘esperança’, claro.
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