09/11/2016

Paradoxos

Em tempo de mudança, e olhando para a palavra e para as palavras e respectivos significados que ‘Mudança’ suscita (ver o post anterior), o impulso é ir a um compartimento especial onde guardamos e podemos ir buscar os nossos valores sólidos e seguros. As raízes. A tentação é agarrarmo-nos ainda mais a algo sólido.
Assim depois de alguns policiais lidos com avidez (um bom policial é um valor sólido certamente), o Rapaz quis mais e enveredou por outro caminho dando um passo mais além.

A matéria de que é feito o Cristianismo é uma componente essencial. Mas o que é isso, para que serve isso, para quê ser cristão num tempo quem que as religiões se fazem à medida de cada um, em que se igualam a – não falo de religiões – mas práticas espirituais inventadas na Califórnia, ou num outro local iluminado e aprazível, com práticas religiosas com milénios ou séculos de história e tradição.

Abriu um livro de Timothy Radcliff op, What is the Point of Being a Cristian?, (aqui). A linguagem simples não esconde a complexidade das questões e a forma nem sempre espectável com que são abordadas. Logo no primeiro capítulo sobre Esperança (Hope) deparou-se com algumas perplexidades:

Christianity does not offer a road map, but it does have a story. The core of our story is those three days that take us from the Last Supper to the empty tomb. But the Last Supper was also the moment when the disciples lost any story to tell of the future. On the road to Jerusalem they had been sustained by some story of what was going to happen (...) Whatever story they told collapsed that evening. Judas had sold Jesus, Peter was about to betray him. The other disciples would flee in fear. (...) At the moment that this fragile community was disintegrating, Jesus took bread, blessed it and gave it to them saying ‘This is my body, given for you’.

This is the paradox of Christianity. As Christians, we gather to remember the story of the Last Supper. It is the foundational story, the one in which we find the meaning of our lives. And yet it is a story which tells the moment when there was no story to tell, when the future disappeared. We gather as a community around the altar and remember the night that the community disintegrated: our founding story is of the collapse of any story at all (…).

(...) But the paradox is even deeper than that (...) Jesus did not come in glory, but the Word became flesh in new gospel words.

(...) So we should know by now that hoping in the kingdom does not give us a road map. Rather takes it away… (...) Intimacy with the Lord grew as those early Christians lost their certainty as to what lay ahead. (...) So, we should not be fearful of crises. The Church was born in a crisis of hope. Crises are our ‘specialité de maison’. They rejuvenate us.

São estes os valores sólidos. Aqueles que não se agarram, não são físicos, são metafísicos ou, como se diz agora nas cidades, porque eu sou dos montes, ‘para lá’ de sólidos; não nos podemos encostar e apoiar a eles como um coxo a uma bengala.

Fica uma nota: há que acrescentar a palavra ‘crise’ e a palavra ‘paradoxo’ à lista de palavras que Mudança despoletou. E a palavra ‘esperança’, claro.



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